Dicas Dicas de Leitura

Cinema: a casa da imaginação

O cinema é a casa da imaginação, uma fábrica de sonhos. Quem não se lembra do seu primeiro filme? De acompanhar as aventuras de Batman ou do Super Homem uma após a outra, esperando ansiosamente pelas continuações?

É isso que acontece com o Marcelinho em“Cinema, Pipoca e Piruá”. O garoto de nove anos vai ao cinema assistir o mais novo longa do seu super herói favorito, o Supersalada, mas acaba barrado pelo porteiro . Para não perder a chance de ver seu herói em ação, Marcelinho vai tentar os planos mais mirabolantes, se metendo em muita confusão. Autor da série bestseller “Poderosa”, Sérgio Klein conta essa divertida história, mostrando que quando junta-se a magia do cinema com a imaginação infantil, o céu é o limite.

Além de indústria do entretenimento, o cinema também tem uma grande carga cultural em si e já faz parte da nossa história. No clássico “Cinema Brasileiro: Propostas para uma história” o cineasta e teórico do cinema Jean-Claude Bernardet  faz um panorama de como o cinema brasileiro conviveu com períodos de situação política conturbada e de seu diálogo com o povo brasileiro.  A versão revista e ampliada pela Companhia das Letras  conta ainda com a contribuição de Arthur Autran, que assina o prefácio do livro.

O cinema se integrou tanto a nossas vidas, que já foi inspiração para artistas plásticos, músicos e até escritores. Contando a lenda das sombras, Michael Ende traz uma história emocionante e muito bonita no seu “O Teatro das Sombras de Ofélia”. Esse conto alemão, lindamente ilustrado pó Friedrich Hechelmann, é uma lição de generosidade e traz um pouco da beleza do cinema para crianças te todas as idades.

Postar um comentário

*
*