Dicas de Leitura

Recife e Olinda em livros

Já que estamos comemorando o aniversário de Recife e Olinda, nada mais justo do que celebrar também através da literatura. Por isso, as nossas três dicas de hoje são focadas nessas cidades.

A nossa primeira sugestão é Conhecendo o Recife, de Marileide Tavares (Editora Edificantes). No livro, a autora mostra o quanto é importante o morador do Recife, tendo ele nascido ou não na cidade, conhecer sua história e seus lugares. A sugestão é ler o livro e passear pelos locais sugeridos pela escritora.

A segunda sugestão é para o público juvenil. No livro de ficção O Tesouro de Olinda, de Rogério Andrade Barbosa (Editora Melhoramentos), o personagem Thiago ganha uma viagem a Pernambuco e durante o caminho de ônibus conhece um senhor que é assassinado no decorrer da viagem. O que ele não sabia é que esse homem havia deixado em sua mochila um mapa de tesouro. Quando Thiago conhece a jovem alemã Briggite, em clima de paquera e animação, eles saem em busca da fortuna escondida.

Para finalizar, a nossa dica é Recife, cidade das pontes, dos carnavais e dos poetas, de Hugo Monteiro Ferreira e Lenice Gomes (Editora Cortez). O livro conta como a cidade surgiu no século XVI, época em que o Brasil era colônia de Portugal, e foi batizada com o nome Vila de Ribeiro do Mar dos Arrecifes. A palavra arrecife vem do árabe “arrasíf” e quer dizer calçada, caminho pavimentado, linha de escolho. Por ser cortada por vários rios, ficou conhecida como a cidade das pontes e, por abrigar poetas e danças, tornou-se capital cultural. A obra envolve o leitor com a fascinante história da terra de Manuel Bandeira.

Postar um comentário

*
*