Atividades

Evite desperdício e aproveite os alimentos integralmente

Comer é bom, mas melhor ainda é comer saciando não só a fome, mas nutrindo nosso corpo e consumindo produtos de forma sustentável. Sabe como? Começando pela nossa cozinha! Sim, pois não nos damos conta, mas todos os dias parte dos alimentos vão ao lixo: folhas, cascas, talos, sementes, caroços, entre outros. E muita coisa que jogamos fora, nutre mais do que o próprio alimento. Quer um exemplo? Jogamos fora a casca da batata, e ela tem mais vitamina C do que uma laranja, além de fibras, zinco, fósforo, potássio e ferro. Ou seja, na batata comemos apenas carboidratos e dispensamos toda a parte dos nutrientes.

As cascas das frutas e verduras são ricas em fibras e nutrientes diversos, e ainda ajudam nosso intestino a funcionar bem. São excelentes também para quem quer emagrecer. Dá para aproveitar até o coração da bananeira, aquele fruto roxinho que fica junto às palmas e fica parecendo palmito quando pronto.

Quem mais pode se beneficiar disso são as crianças, que podem se alimentar melhor e descobrir novos sabores. Agora que sabe disso, que tal aprender junto com elas e cozinhar algumas comidinhas neste final de férias? Pode ser bem divertido e nutritivo.

Para começar, lave todas as frutas, legumes e verduras com uma escovinha macia, a fim de tirar os resíduos. Se possível, utilize as orgânicas. Depois deixe imerso em água com hipoclorito de sódio (siga as instruções de acordo com cada produto), para desinfetar e eliminar bactérias, coliformes fecais e larvas de insetos, que podem causar infecções intestinais e verminoses. Agora, comece arriscando algumas receitinhas.

Ao usar o coentro e a salsa, corte apenas a ponta que fica com a raiz, lave bem, utilize integralmente com os talos, e pique miudinho e use nos refogados, nas sopas, nas carnes, fica uma delícia. Os talos são ricos em vitamina C, cálcio, fósforo, ferro e potássio. Com a casca de abacaxi bem escovada, tratada, você pode fazer um suco tão gostoso quanto a polpa.

Já o caroço da jaca também é bem saboroso, possui proteínas, ferro e vitaminas e evita a prisão de ventre. Lave bem o caroço, tire a pele marrom. Se cozinhar, pode comer feito uma castanha. Ou assar e triturar para virar uma farinha para bolos e quibes.

Tem ainda a semente de abóbora que é bem fácil de fazer. É só separar, juntar as sementes toda vez que comprar e lavar bem direitinho e secar. Coloque na geladeira num pote. Quando tiver uma boa quantidade, coloque numa assadeira com sal e deixa assar por uma meia hora. Ou asse numa frigideira antiaderente com azeite. É um petisco delicioso rico em fibras, fósforo, magnésio, tem ação anti-inflamatória e contribui na retenção do cálcio.

E a casca da banana pode aproveitar? Pode sim! Possui fibras: luteína, ômega-3 e ômega-6, potássio, cálcio e magnésio e pode virar um delicioso bolo ou docinho. Veja uma receita:

Brigadeiro de Casca de Banana:

Ingredientes

5 cascas de banana

½ litro de água

1 ½ xícaras de farinha de trigo integral

1 ½ xícaras de açúcar

1 xícara de cacau em pó

1 xícaras de leite desnatado

½ xícara de leite em pó

1 colher de sopa de manteiga

2 cravos da índia
Modo de Preparo

Colocar as cascas de banana lavadas e picadas em uma panela, juntamento com a água, o açúcar e o cravo-da-índia, cozinhando até que esteja a massa esteja mole, mas sem deixar secar toda água.

Retirar do fogo e esperar esfriar; Retirar os cravos da índia e depois bater no liquidificador as cascas mornas, a farinha, o achocolatado o leite em pó e o leite; Cozinhar novamente até soltar da panela;

Deixe esfriar. O brigadeiro pode ser usado como docinhos normais ou para rechear bolos.

(receita tirada de http://www.tuasaude.com/)

Receita de batata rústica:

Lave bem uma porção de batatas. Sem descascar, corte em quatro partes no sentido vertical. Tempere com sal, ervas, páprica picante, alho, rodelas de cebola, coentro, salsa, pimenta do reino ou o que mais achar legal. Numa forma ou refratário, forre com papel alumínio ou manteiga e disponha as batatas temperadas sobre a forma. Salpique azeite por cima e leve ao forno por meia hora ou 40 minutos. Vai depender do forno de cada um. Observe quando estiverem douradas e fure com um garfo para ver se estão macias. Pronto, já pode servir para o jantar ou almoço como acompanhamento.

Outra forma de aproveitar as cascas de batatas é temperar, empanar ou apenas polvilhar com farinha de rosca e assar ou fritar, fica muito bom como petisco.
Receita de doce de casca de laranja

12 unidades de laranja descascadas finamente

300 gramas de açúcar

1 xícara (chá) de suco de laranja

Modo de preparo

Em uma vasilha com bastante água, deixe as cascas de molho até o dia seguinte.Troque a água várias vezes. Em uma panela, leve ao fogo as cascas e cozinhe por 1 hora ou até começarem a amaciar. Escorra. Deixe as cascas na panela e acrescente o açúcar e o suco de laranja. Leve ao fogo novamente e cozinhe, mexendo às vezes, até chegar ao ponto de pérola (o fio fica um pouco resistente com uma gota na ponta).Retire do fogo, deixe esfriar e coloque numa compoteira.

(Receita retirada de Cláudia Cozinha)

Compartilhe:

Failed to connect to api.facebook.com port 80 after 5205 ms: Connection timed out