Curiosidades

Existe diferença entre trem e metrô. Você sabe quais são?

layout_facebook_150310_1

Achou estranha a pergunta do título? Mas, já se perguntou qual a diferença entre trem e metrô, por exemplo? Muita gente acha que o trem é coisa do passado, obsoleto e o metrô possui uma alta tecnologia. Mas na verdade, hoje em dia, em termos tecnológicos, eles são iguais: ambos funcionam com energia elétrica e andam sobre trilhos, além de serem bem semelhantes internamente. Mas, já que é assim, então, qual é a diferença?

É simples de entender: é a forma como é usado, pois desempenham funções diferentes nas cidades. Enfim, é o seu propósito. Enquanto os trens circulam por distâncias maiores, entre cidades, o metrô possui paradas com menores distancias e circulam dentro de uma mesma cidade. O metrô funciona dentro dos centros, por isso, na maioria das vezes é subterrâneo.

Geralmente, os trens são maiores que os metrôs, com uma média de 12 vagões e 250 metros de extensão, enquanto os metrôs possuem no máximo seis vagões e 120 metros de comprimento. Sem falar que o trem pode ser mais rápido, já que vai a distâncias maiores entre uma parada e outra. Por exemplo, em São Paulo e Rio de Janeiro, os trens andam a uma velocidade com mais de 200km por hora. Já os metrôs, não passam de 60 km por hora

O que muita gente confunde entre trem e metrô, e remete ao passado, são as locomotivas, que eram veículos ferroviários, que forneciam energia para colocar o trem em movimento. As primeiras locomotivas surgiram no século 19. Nesta época, as locomotivas eram apelidadas de Maria Fumaça, que nada mais eram do que uma locomotiva, propulsionada por um motor a vapor.

Há ainda os trens de carga, que possuíam uma tecnologia mais em conta, que eram movidos a óleo diesel ou eletricidade, e como o próprio nome diz, transportavam produtos. Já o trem de alta velocidade, também conhecido como trem bala, pode atingir cerca de 500 km/h. São puxados por uma locomotiva elétrica, tal como metrôs, só que com correntes até nove vezes maiores. O primeiro trem bala, o japonês Shinkansen, foi inaugurado em 1964, e fazia a linha Tóquio-Nagoya- Kyoto-Osaka.

Postar um comentário

*
*