Curiosidades

Flores exóticas: grandes, pesadas e até fedorentas!

Esqueça a delicadeza das rosas, o perfume dos jasmins, as cores fortes e alegres do girassol. Hoje falaremos de flores exóticas, algumas vezes até estranhas. Elas são enormes, pesam muito (chegam a ter 75kg) e até fedem. Vamos conhecer um pouco mais sobre essas curiosidades da natureza?
Você já viu uma flor toda preta? Não? Pois ela existe. É a Tacca chantrieri, também conhecida como “flor morcego”. Por algum tempo, pensou-se que seu aspecto sombrio atraía moscas polinizadoras, à procura de matéria orgânica em decomposição, mas na verdade ela faz autofecundação.
E uma flor com formato de boca? Ela é um igual a um lábio grande e carnudo.Seu nome não poderia ser diferente. É a flor-beijo, cujo nome científico é Psychotria elata. São encontradas nas florestas tropicais da Colômbia, Equador e Panamá. No seu interior nascem pequenas flores brancas que servem de alimento para beija-flores e borboletas. É uma flor ameaçada de extinção principalmente pelo desmatamento das florestas tropicais.
A flor-cadáver é conhecida por seu perfume nada agradável! Sim, ela fede. Essa flor, cujo nome científico é Amorphophallus titanum, pode atingir até três metros de altura e pesar 75 kg. Vive, em média, 40 anos, mas floresce apenas de três a quatro vezes durante toda a vida. Aqui no Brasil temos um exemplas da flor-cadáver no Centro de Arte Contemporânea  Inhotim, na cidade de Brumadinho (MG). É o único exemplar da América Latina.
Já imaginou uma orquídea com cara de macaco? Ela existe e é bem interessante. O nome dela é drácula símia, mas pode ser chamada também de orquídea-macaco. Gostam de viver em florestas úmidas.
A flor da vitória-régia, chamada de Victoria amazonica pelos cientistas, é linda e uma das mais atraentes. Natural da Floresta Amazônica, floresce somente dois dias. Quando ela abre as suas pétalas, ao entardecer, exala um cheiro adocicado que atrai insetos. Assim que o primeiro inseto é atraído, ela fecha as pétalas, ficando trancado por toda a noite. Só quando amanhece, ela libera um aroma muito gostoso e só nessa hora libera o inseto, que saí de lá coberto de pólen e um pouco “tonto”.

Postar um comentário

*
*