Curiosidades

Floresta, mata e bosque é tudo igual?

A gente sempre ouve falar nos livros de geografia e nos romances e contos de fadas de bosques e florestas. Aqui, no Brasil, sempre se fala em mata para denominar regiões geográficas que contenham vegetações também. Será que é tudo a mesma coisa ou tem diferença?

Na verdade, são tão semelhantes que se confundem. A mata é uma grande quantidade de vegetação da mesma espécie. Geralmente são árvores mais densas. Costuma-se usar como sinônimo de floresta. É composta de plantas com altura inferior a cinco metros, com ramificações.

Já a floresta, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, trata-se de uma região formada por, pelo menos, meio hectare, cuja cobertura arbórea tenha pelo menos dez por cento de sua área, com tamanho a partir de cinco metros de altura.

O bosque, por sua vez, é denominado como uma floresta menor. As árvores são mais afastadas, umas das outras. Possui árvores, arbustos e plantas. Porém, a União Europeia define como sendo uma área agrícola situada em uma região com cobertura arbórea, impedindo o crescimento de vegetação adequada para pastagem.

Postar um comentário

*
*