Dicas

Árvores brasileiras: como evitar a extinção?

Não são apenas os animais que correm o risco de entrar em extinção. As plantas também passam por esse processo. E muitas árvores brasileiras estão ameaçadas. Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), existem três classificações para considerar uma espécie de árvore em extinção: vulnerável, rara e em perigo. Árvores como pau-brasil, jequitibá, sapucaia, mogno, jatobá, jacarandá, imbuia, araucária, entre outras, estão nessa lista, dentro de uma das três classificações.

Mas como evitar que elas desapareçam? Uma primeira iniciativa é não comprar móveis feitos de madeiras extraídas dessas árvores. E você pode pedir na loja a certificação da madeira. Se ela não tiver, provavelmente o móvel que você quer comprar foi feito com madeira de desmatamento. O que não é legal!

Quem tiver espaço no quintal de casa ou uma área na escola pode plantar uma árvore. O importante é se informar sobre a melhor árvore para plantar no terreno, pois é preciso levar em consideração algumas coisas, como a fiação da rua, se a raiz não vai danificar a calçada ou até mesmo a estrutura da casa.  Uma árvore plantada em um local não apropriado pode interferir em todo ecossistema, no solo e até na alimentação dos passarinhos da região.

Então, vamos plantar uma árvore?!

2 Comentários

  1. luan patricio lima
    Postado em 4 de junho de 2014 às 20:16

    gostei de +++++++++++++++++++++++++++++++++ FOI MUITO UTIL

    • Bloguito
      Postado em 14 de dezembro de 2014 às 21:44

      Que bom Luan!!! Adoramos ter ajudado você.

Postar um comentário

*
*