Curiosidades

Fósseis e sua importância para a reconstituição da história da Terra

Você sabia que ao estudar os fósseis você descobre um pouco mais sobre a história da Terra? Isso acontece porque os fósseis são uma importante ferramenta para os geólogos e biólogos. É através do estudo desse material que os geólogos são capazes de identificar o paleo ambiente gerador das rochas sedimentares, bem como sua idade relativa, o movimento dos continentes, a variação do clima da Terra.

Já os biólogos procuram entender como surgiu a grande diversidade de organismos, utilizam os fósseis nos seus estudos evolutivos. O entendimento dos processos que controlaram a evolução e dispersão dos organismos por toda Terra são úteis para a compreensão de temas como: o surgimento da vida, surgimento de novas espécies e crises biológicas, por exemplo.

O estudo dos fósseis faz com que possamos conhecer os seres vivos do passado, os ambientes em que viveram e a sua evolução. É através deles que descobrimos a idade das rochas. Como é possível notar, os fósseis são uma grande contribuição para a reconstituição da história da Terra.

Postar um comentário

*
*