Comemorações Curiosidades

Gari: profissional que deixa a sua cidade limpa

Você já imaginou se não existisse o gari na sua cidade? Com certeza as ruas seriam sujas, cheias de lixo e mato. O que nem todo mundo imagina é que a profissão de gari não é apenas importante para deixar tudo limpinho. Ela também é fundamental para que todos os cidadãos tenham mais saúde. Isto mesmo! Em ambiente limpo, dificilmente os bichinhos transmissores de doenças sobrevivem.

Mas quando surgiu essa profissão? Faz muito tempo! Foi na época do Império, na cidade do Rio de Janeiro. Tudo começou quando um empresário chamado Aleixo Gary assinou contrato com o governo para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade.

De lá pra cá, os coletores de lixo trabalham todos os dias com seriedade e dedicação, apesar da profissão ser árdua e da jornada de trabalho ser sacrificante. Faça chuva, faça sol, lá estão os profissionais da limpeza recolhendo o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, varrendo ruas, praças e parques. Também capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas.

Mas não pense que o gari é o único responsável por deixar sua cidade limpa. Você também tem um papel fundamental não jogando lixo na rua, por exemplo. E aí, você está fazendo a sua parte?

 

 

Postar um comentário

*
*