Comemorações Curiosidades Dicas

Goleiro: a bola é dele!

layout_facebook_140422_2Em um jogo de futebol, o jogador que mais se destaca é o que faz o gol, o atacante. Mas dentro do time existe um componente que é tão importante quanto os outros: o goleiro. No dia 26 de abril é comemorado o dia desse jogador que fica cara a cara com a bola, que se joga, se agarra e abraça a bola para que a rede não balance. A tarefa não é fácil!

Para entrar no clima da Copa do Mundo e homenagear esses grandes jogadores, que nos tiram de muito sufoco (quem nunca entrou em desespero quando o time adversário chegou perto na área do gol?!) selecionamos os maiores goleiros que a seleção brasileira já teve. Vamos conhecer?

Moacir Barbosa Nascimento, mas conhecido como Barbosa, foi considerado um dos melhores goleiros da sua época. Foi titular da seleção na Copa do Mundo de 1950 e, acusado injustamente de ser o principal responsável pela derrota do Brasil diante do Uruguai na final do campeonato. Já Castilho integrou o elenco da seleção brasileira em quatro Copas do Mundo: 1950, 1954, 1958 e 1962, sendo titular na de 1954. Pelos seus feitos, foi o primeiro goleiro a ser chamado de “santo”. É considerado um dos maiores ídolos da história do Fluminense.

O goleiro Gilmar é considerado por muitos como o maior goleiro do mundo, pois foi campeão por todos os times que passou. Ele conseguiu um feito incrível, ao conquistar as Copas de 1958 e 1962. Na década de 70, dois goleiros se destacaram: Emerson Leão, de personalidade forte, participou de quatro Copas do Mundo e fez parte do elenco que conquistou o tricampeonato de 1970. O outro goleiro é Félix, que foi um dos heróis da conquista da Copa do Mundo de 70 pela seleção brasileira.

Quem viu a Copa de 1994 nunca vai esquecer Taffarel. Esse jogador fez história no futebol brasileiro. Ele foi titular de três copas, 90, 94 e 98, sendo campeão em 94 e vice em 98. Entrando nos anos 2000, temos o goleiro Marcos, que foi jogador titular do time pentacampeão no mundial do Japão em 2002.

Do mundial do Japão até hoje, a seleção brasileira teve outros goleiros também importantes, que defenderam com muito amor a nossa camisa nas Copas de 2006 e 2010, como Dida, Rogério Ceni e Júlio César. Este ano, a escalação oficial ainda não saiu. Mas, como todo brasileiro, vamos torcer muito para o escolhido não levar nenhum gol.

Postar um comentário

*
*