Curiosidades

Grandes nomes das artes: Salvador Dalí

Ele foi um dos grandes pintores do movimento chamado Surrealismo. Foi uma criança apaixonada pela arte. Começando a pintar aos 10 anos, passou a frequentar a Escola Municipal de Desenho. Nascido em 11 de maio, de 1904, na Catalunha (Espanha), Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí y Domènech, mais conhecido como Salvador Dalí entrou na Escola de Pintura e Escultura da Academia de São Fernando, em Madri, aos 18 anos. Sua arte passeia pela pintura, escultura, fotografia, teatro, moda, cinema e design. Ficou muito conhecido pelo seu bigode sinuoso e extravagante.

Aos 16 anos já tinha produzido mais de 80 obras. Foi grande amigo de artistas e intelectuais como o escritor Federico Garcia Lorca e o cineasta Luís Bruñuel, chegando a colaborar com dois de seus mais famosos filmes, o Cão Andaluz e A Idade de Ouro. Dalí trilhou pelo Cubismo e tornou-se um dos principais nomes do Surrealismo, na década de 1930. Suas obras são caracterizadas pelas cores vivas, imagens oníricas e bizarras, tendo muita influência das teorias psicanalíticas de Sigmund Freud.

Faleceu de pneumonia e problemas cardíacos, na cidade espanhola de Figueres, em 23 de janeiro de 1989. Entre suas grandes obras destacam-se “Jogo Lúgubre” (1929), “Persistência da Memória” (1931), “Metamorfose de Narciso” (1937), a escultura “Madona de Port Lligat” (1950), que tinha mais de três metros de altura, a “Cabeça Rafaelesca Arrebentada” (1951), entre tantas outras.

Postar um comentário

*
*