Dicas de Leitura

Histórias divertidas para ensaboar e ficar limpinho

Essa semana você conheceu um pouco sobre a história do sabão, por isso a gente indica histórias para você ficar bem limpinho. A primeira indicação é o livro Na rua do sabão, de Manuel Bandeira, ilustrado por Odilon Moraes. Publicado na década de 1920, no livro Ritmo Dissoluto, o poema Na rua do sabão, de Manuel Bandeira, ainda hoje exerce um forte fascínio em seus leitores. Cai cai balão/ Cai cai balão/ Na rua do Sabão! (…) Levou tempo para criar fôlego./ Bambeava, tremia todo e mudava de cor./ A molecada da rua do Sabão/ Gritava com maldade: Cai cai balão! A partir desse refrão popular, de domínio público, que se repete ao longo do poema, Manuel Bandeira, o consagrado poeta do Recife que soube tão bem captar os aspectos mais simples do cotidiano, leva-nos à rua do Sabão e reaviva em nossa memória uma das recordações mais vivas da infância, a imagem do balão subindo… muito serenamente… para muito longe… Não caiu na rua do Sabão.

na_rua_sabao

A segunda sugestão é a obra Gabriel já para o banho!, de Ilan Brenman e Silvana Rando. Todo dia é a mesma história: chega a hora do banho e cadê Gabriel? Ele some. Não quer tomar banho de jeito nenhum. É aquela luta para encontrá-lo e colocá-lo debaixo do chuveiro.

gabriel_banho

Depois de quinze minutos, começa outra “novela”: Gabriel se recusa a sair do banho… O que será que o pai, a mãe e até a irmã de Gabriel têm de fazer para que ele saia do banho? Depois de Gabriel e Clara, Gabriel, já para o banho! traz mais uma história bem-humorada mostrando situações do cotidiano dos irmãos Gabriel e Clara e seus pais.

bubba_hora_banho

Por último, a dica é a publicação Bubba e hora de tomar banho, de Carolina Micha. Que delícia é a hora do banho! E com o Bubba as crianças vão descobrir como esse momento é sempre uma diversão. O banho é uma boa oportunidade para estabelecer um vínculo de amor e carinho com a criança – falar, cantar e brincar enquanto toma debaixo d’água faz com que a rotina se transforme numa brincadeira muito gostosa.

Postar um comentário

*
*