Dicas de Leitura

Histórias sobre vegetais e outras histórias

A gente falou essa semana sobre as algas e vimos que elas podem ser ou não vegetais. E como uma coisa puxa a outra, sugeríamos também que vocês saibam um pouco mais sobre a importância dos vegetais de maneira geral. Por isso a primeira leitura é Por que os vegetais fazem bem à saúde?

1102563-gg

Explicando a nutrição, de Ronne Randall. Ronne mostra, de forma divertida, como é importante uma alimentação saudável. Os leitores descobrirão por que pães, vegetais, frutas, carnes, leite, manteiga e água são saudáveis. No fim do livro está, além do glossário, um guia com o principais alimentos que possuem carboidratos, proteínas e laticínios.

1094190-gg

Na sequencia, a indicação do livro Botina velha, o escritor da classe, de Jair Vitoria, ilustrado por Roberto Weigand. Na cidadezinha de Aldeota, mora um adolescente de nome Juvenal. Seu destino parece já estar traçado: seu pai é lavrador e quer tirá-lo da escola, pois precisa de sua ajuda na roça. Contudo, Juvenal tem outros planos. Seu campo será a escola; as sementes, a leitura; seu arado, o desejo ardente de lutar por um sonho: pegar a estrada de livros e nunca mais parar.

746225-gg
Mudando totalmente de assunto, que tal ler a obra Rumo á estação Finlândia (edição de bolso)- escritores e atores da história, de Edmund Wilson, ilustrado por Jeff Fisher. Um estudo sobre os homens que fizeram a História. Ou um estudo sobre os homens que escreveram a História. Ou ambos. Como disse Gore Vidal, o gênio especial de Wilson estava em estabelecer mais conexões entre vários campos do conhecimento do que qualquer outro crítico do seu tempo. Somente um homem com a estatura intelectual de Wilson seria capaz de empreender a construção de uma obra da abrangência de Rumo à Estação Finlândia, um livro impossível de ser enquadrado em uma só categoria, capaz de agradar tanto a um especialista quanto a um não iniciado. Enquanto amplia e problematiza o estudo da revolução soviética, Wilson desenvolve, como pano de fundo, uma trama em que personagens históricas, suas vidas, suas ideias e suas práticas compõem um todo complexo e contraditório, dinâmico e envolvente.

Postar um comentário

*
*