Atividades Dicas

Hora de se organizar para mais um ano letivo

Na volta às aulas, além de reorganizar a mochila, lancheira e os cadernos, é hora dos pais também passarem para os filhos a importância de cuidar do que será usado durante todo o ano, como material escolar e livros didáticos, além de como cuidar do cantinho de estudo.Para começar, uma sugestão é encapar os livros e etiquetá-los junto com as crianças. Ao fazer isso em conjunto, você passa senso de responsabilidade e a importância de cuidar de um objeto que ele vai ter que usar durante todo o ano.
O cantinho de estudo também deve receber cuidado especial. É preciso ter uma boa iluminação e ventilação, além do menor número possível de interferências que possam desviar a atenção da criança, como ruídos e televisão ligada. No espaço não pode faltar lápis, caneta, régua, lápis de cor, tesoura e cola. Com esses materiais as crianças conseguem fazer as principais atividades.

É também importante organizar a mochila diariamente. A dica é fazer uma lista básica sobre o que sempre deve estar na mochila, de modo que se possa fazer apenas um check list no dia a dia. E a criança, claro, deve participar de tudo isso. Envolvê-la nesse processo de organização ajuda a torná-lo corriqueiro, natural. Ensiná-la a se organizar, e assim ter mais disciplina e gerenciar melhor o tempo, é uma lição para toda a vida.

Também é bom deixar claro para a criança que não tem por que comprar tudo novinho no início do ano se ainda há bons materiais do ano passado. A família pode tirar uma tarde para selecionar o que ainda está em bom estado e apontar todos os lápis, por exemplo. Isso contribui para que as crianças aprendam um pouco mais sobre o reaproveitamento e evitem consumo excessivo e desnecessário.

Postar um comentário

*
*