Comemorações Curiosidades Dicas

Iluminando junho com as fogueiras de São João

layout_facebook_140617_1

Tem gente que espera o ano todo pelas festas juninas e não vê a hora de acender sua fogueira, seja para assar milho ou simplesmente ficar por perto se aquecendo. Essa história de acender fogueira é uma prática católica bem antiga, sabia?

Para os católicos a tradição de acender uma fogueira  tem sua história aliada ao nascimento de São João Batista, primo de Jesus. Na época, as suas mães, que eram primas, combinaram de acender uma fogueira para avisar que o filho João havia nascido.

Já em outros lugares, como em Portugal, há uma prática engraçada de os jovens pularem a fogueira para se livrarem de todos os males, caso pulem em números ímpares e pelo menos três vezes. Mas não vá fazer isso, é muito perigoso e pode levar a queimaduras graves.

Com a urbanização das cidades, o número de fogueiras nas ruas vem diminuindo. Elas são acesas mais em bairros do subúrbio, onde ainda predominam casas. Nas cidades do interior do estado também é comum acender fogueira nas frentes das residências. E na sua rua, ainda tem fogueira de São João?

Postar um comentário

*
*