Atividades Dicas

Jogos de tabuleiro: diversão e aprendizado

Quando você joga damas, xadrez ou qualquer outro jogo de tabuleiro, nem imagina que a origem deles é muito, mais muito antiga. Pesquisas revelam que eles surgiram na antiga Mesopotâmia e no Egito há 4.000 anos, mas só ganharam popularidade no Império Romano. O jogo de tabuleiro tem esse nome por um motivo muito simples. Era preciso de algo para apoiar as peças dos jogos e fazer as marcações.

O melhor de um jogo de tabuleiro é que, além de divertir todo mundo, eles desenvolvem a memória e o raciocínio lógico e abstrato, o que é muito bom para o desenvolvimento da criançada. É pensando nas jogadas que o cérebro se exercita. O nosso corpo não precisa de atividade física para se manter resistente e saudável? A mesma coisa é o cérebro. E os jogos de tabuleiros são uma verdadeira musculação cerebral.  Por isso, muitas escolas estimulam as crianças com campeonatos de Damas ou Xadrez.

E por falar em Xadrez, ele é um dos jogos mais tradicionais. Você nem imagina, mas ele surgiu com a o intuito de ser uma maneira de ensaiar jogadas de guerra e treinar estratégias de combate. O Xadrez é tão levado a sério, que existem campeonatos mundiais. Aqui no Brasil tem a Confederação Brasileira de Xadrez e se você quiser mais detalhes do que acontece no mundo do Xeque Mate, entre no site http://www.cbx.org.br/.

Mas se você ainda não sabe jogar Xadrez, pois apesar de popular ele não é muito fácil, pode optar pelo jogo de Damas. Tão tradicional quanto o xadrez, o damas é um jogo com uma duração menor que permite que você movimente suas peças sem dificuldades.  E não pense que por ele ser mais simples é menos importante. Assim como o xadrez, o jogo de damas também tem Confederação Brasileira dos Jogos de Damas (http://www.topdam.com.br/) e a Federação Brasileira de Jogos de Damas (http://www.fped.com.br/).

Damas e Xadrez são apenas dois jogos dos diversos que existem no formato de tabuleiro. O jogo de Gamão pode ser uma opção para a criançada. Com certeza os avós vão adorar ensinar e estimular uma partida de Gamão. Tem também o “Resta Um”, que é bem divertido e requer atenção. Ainda nos jogos da linha de tabuleiro, temos o Jogo da Vida. Nele é possível, com a ajuda de dados, ter experiências engraçadas e também que fazem pensar, pois muitas decisões são tomadas em uma jogada. Para ajudar na diversão, nós preparamos um jogo que pode ser baixado clicando AQUI.

Então que tal aproveitar todos os benefícios que esses jogos proporcionam para as crianças e estimular os seus filhos a jogarem? E antes que você fale que eles só gostam de jogos eletrônicos, de computadores, existem inúmeros sites de jogos de tabuleiro online. O começo pode ser digital, mas não deixa de estimular o jogo tradicional. Compre um tabuleiro, chame os amiguinhos dos seus filhos e faça um grande campeonato. Com isso, você estimula, não apenas o raciocínio do seu filho, mas também o espírito esportivo.

Postar um comentário

*
*