Dicas

Gamificação na sala de aula

Já pensou em usar games na sala de aula? A inserção de jogos e competições no ensino estimula os alunos de forma diferente e inovadora. Muitas vezes, abordar o conteúdo didático de maneira estritamente focada em lições convencionais pode tornar as aulas maçantes e cansativas. Trazer jogos à rotina escolar permite manter os alunos concentrados e interessados por mais tempo no que está sendo ministrado, o resultado é uma melhor assimilação do conteúdo.

Há vários modos de se introduzir o uso da gamificação ou ludificação na educação. Temos aqui algumas ideias:

1. Medalhas, bottons, distintivos ou adesivos de motivação
De acordo com a idade de seus alunos, promova competições ou incentive-os a manter as lições em dia por meio de medalhas, bottons, distintivos, adesivos ou carimbos motivacionais. Ao contrário do que se pensa, adolescentes também apreciam esse tipo de motivação. Não se esqueça de adicionar valor a esses prêmios, como pontos de bonificação, por exemplo.

2. Notas por meio de ludificação
Em vez de dar notas com base em avaliações, você pode avaliar seus alunos por meio de atividades, dando pontos a esses exercícios. Assim sendo, a nota final dos alunos será composta também pela pontuação acumulada durante os meses. Para isso, basta estabelecer um peso específico para as avaliações e a pontuação nos games. Isso incentiva os alunos a irem cada vez melhor, para passar do nível de iniciantes até o nível de mestres, como nos jogos. Estabeleça um ranking de pontuação para cada nível e observe como seus alunos se esforçarão para atingir o máximo.

3. Jogos de videogame nas aulas
O uso de videogames permite aos alunos uma experiência única e personalizada. Por meio dessa ferramenta, eles podem falhar, superar obstáculos, persistir e ganhar. Nos videogames, os alunos são os agentes de seu próprio aprendizado: eles controlam as decisões que tomam, aprendem com os erros, perseveram e atingem os objetivos propostos, sem que com isso fiquem frustrados durante o processo de aprendizagem.

4. Jogos de tabuleiro
Apesar de serem extremamente antigos, os jogos de tabuleiro nunca deixam de ser divertidos e emocionantes. Adapte jogos convencionais ou crie seus próprios tabuleiros. Com materiais como o E.V.A., por exemplo, é possível fazer jogos ampliados, para diversos alunos jogarem ao mesmo tempo. Certamente tomará um certo tempo para preparação, porém é um material que você poderá utilizar inúmeras vezes.

Postar um comentário

*
*