Dicas de Leitura

Leituras e histórias de superação, amor e positividade

A primeira dica da semana é o livro O goleiro e a fada de batom, de Luiz Antônio Aguiar, ilustrado por Jorge Eduardo Fantucci. A história fala de dois adolescentes, Cristina e Maurício, que são vítimas de espancamento em casa. No consultório da psicóloga do colégio, eles se conhecem e começam a se gostar. Esse sentimento, somado à ajuda da doutora Amélia, os ajuda a enfrentar seus problemas, a ganhar auto-estima e a acreditar na vida, como todo jovem tem o direito de acreditar

golerio_fada_batom

Nossa segunda dica é A mulher que virou urutau, de Olivio Jekupe, Maria Kerexu, J.Giselda. Esta é a história de uma bela índia que se apaixona por Jaxi, o Lua. Para saber se o sentimento era verdadeiro, Jaxi resolve colocar em prova o amor da jovem. Conheça nesta linda história de amor a lenda guarani sobre o pássaro urutau. O livro traz o texto em português e em guarani e dados informativos sobre o pássaro urutau. A obra traz a lenda guarani sobre a origem do pássaro urutau, uma ave que possui uma diferente estratégia de camuflagem: ficar imóvel nos troncos das árvores, de olhos fechados, para não chamar a atenção dos predadores. Seu canto é rouco e melancólico, por isso é chamada também de “ave fantasma” ou “mãe da lua”. Por meio da lenda é possível discutir a relação entre essência e aparência, valores e virtudes, além da própria cultura indígena.

urutau

Por fim, uma história que já virou um clássico, Pollyanna, de Eleanor Porter, com adaptação de Telma Guimaraes. Embarque na emocionante história da doce Pollyanna, que, após ficar órfã aos 11 anos, vai morar com a sua amarga tia. Essa convivência, aparentemente impossível, vai transformar a vida de ambas e de todos à sua volta. Este livro, um dos mais traduzidos e adaptados romances do século XX, carrega a intensa mensagem positiva de que todas as coisas podem ser melhores, dependendo da forma como as olhamos. Esta edição bilíngue, na qual a história é contada em português e inglês, traz mais um clássico da literatura juvenil mundial que há anos vem surpreendendo os leitores.

polly

Postar um comentário

*
*