Dicas de Leitura

Leituras nutritivas e cheias de atividades

Essa semana você aprendeu um pouco sobre como aproveitar os alimentos integralmente. Por isso, iremos indicar algumas leituras para você entender melhor sobre a importância dos alimentos. A primeira dica é Os alimentos e o mundo, de Cláudia Cabilio. Quem se alimenta e quem tem fome? Como se tornar saudável e viver mais, cuidados com o solo, as plantações e o meio ambiente, a água e a irrigação, a comida orgânica e a transgênica são alguns temas apresentados neste livro bem ilustrado. O capítulo final indica projetos interessantes, que podem ser desenvolvidos.

alimentos_e_o_mundo

Ainda na temática da alimentação, a sugestão é o livro Do campo à mesa o caminho dos alimentos, de Teddy Chu, ilustrado por Amanda Grazini. Do plantio à colheita, da criação de animais à distribuição dos alimentos, este livro mostra que o alimento não cai do céu, custa dinheiro e depende do trabalho de muitas pessoas. E aproveita para passar algumas receitas, mostrando que aprender a cozinhar pode ser divertido.

do_campo_a_mesa

Por fim, a dica é com base na outra temática da semana, sobre das olimpíadas: Odisseia olímpica – a história das olímpiadas e seu heróis, de Marcos Abrucio, ilustrado por Mauricio Negro. O autor traça um panorama das Olimpíadas, em Olímpia no leste da Grécia, em 776 a.C., até 2004, de novo na Grécia. Destaca histórias fascinantes e curiosas de “homens e mulheres derrotando o cronômetro, superando fraquezas e vivendo grandes aventuras para se transformarem em heróis.” Um presente para todos os apaixonados por narrativas de superação de si próprios e que sabem que, na história das Olimpíadas (como na vida) participar desta odisseia já é uma vitória.

odisseia_olimpica

Postar um comentário

*
*