Dicas de Leitura

Leituras para aguardar o Ano Novo que vem por aí

layout_facebook_141230_4

E o ano novo vem por aí, renovando todas as esperanças. E que tal fazer leituras bem leves falando sobre o tema? E já que falamos da pomba da paz, a primeira dica é A pomba da paz, de Walmir Ayala, ilustrado por Mariângela Haddad. Na Floresta Amazônica mora uma família de pombos muito ocupados. Mas a pombinha Adelaide, a grande preocupação da família, não sabe o que fazer da vida. Com medo de se tornar um peso morto , como ouviu o pai dizer, ela vai embora com o bico e a coragem.

a_pomba_da_paz

Ainda sem rumo definido, lê no jornal Folha da Mata um anúncio de emprego de mensageira lá na porta da Pororoca. E parte para tentar conseguir a vaga. No caminho encontra uma águia, depois um mosquito, depois um ovo e, por fim, algumas margaridinhas todos em apuros. Adelaide não hesita: para e ajuda, pois tinha um bom coração. De ajuda em ajuda ela se atrasa, e quando, finalmente, chega à porta da Pororoca, muitos candidatos já haviam chegado. Só lendo o final da história para descobrir o que o Velho Sábio, que tinha colocado o anúncio de emprego, vai fazer com Adelaide, depois que ele fica sabendo dos motivos do atraso dela.

um_ano_novo_danado_de_bom

A nossa segunda dica é Um ano novo danado de bom, de Angela Lago. Essa história reconta, de forma poética, um motivo presente em muitos contos tradicionais – o de irmãos que recebem uma herança. A herança dos mais velhos é aparentemente mais valiosa, mas o filho mais novo, ao final torna-se o mais afortunado. É assim que nesse ‘Um ano novo danado de bom!’ – uma narrativa de escravidão e de libertação em que o afeto de quatro irmãs é o ingrediente de união entre elas.

la_vem_o_ano_novo

Por último, a recomendação é o livro La vem o Ano Novo, de Ruth Rocha. Na casa do tempo, o tempo não pode parar. Segundos e minutos passam sem cessar. O Ano Velho está cansado, o Ano Novo já vem, mas por que a Meia-Noite não chega também? Uma história em que o tempo precisa correr para que a esperança possa nascer. Esta história mostra situações e personagens que valorizam a independência de pensamento e a ousadia.

Postar um comentário

*
*