Dicas de Leitura

Leituras para relembrar Tatiana Belinky

layout_facebook_150317_4

Esta semana, em homenagem aos 96 anos do nascimento da escritora Tatiana Belinky, indicaremos algumas obras dela que mais se destacaram ao longo de sua vida. A primeira delas é o Coral dos bichos. A história fala sobre o dia em que os bichos resolveram formar um coral. A ideia agradou a todos e logo o inteligente Macaco foi nomeado o grande regente. Mas, como em todo coral, é preciso definir o lugar de cada um.

coral_dos_bichos

O resultado dos testes, narrado em versos por Tatiana Belinky, traz uma surpresa e um ensinamento a cada estrofe. Essa fábula poética mostra o excesso de vaidade de cada bicho (e como não lembrar das pessoas?), impedindo a realização de um projeto coletivo desejado por todos. A cada estrofe redescobrimos o universo criativo dessa consagrada escritora que, nas vozes dos animais, permite uma reflexão ética sobre as atitudes por eles tomadas e suas consequências. O ritmo dos versos embala a leitura, e os fatos cheios de humor prendem a atenção.

o_grande_rabanete

Na sequencia, outra grande obra, O grande rabanete. A história é narrada como um conto cumulativo ¬ forma que procura representar um treino de memória. As frases ¬ simples ¬ , são bastante adequadas aos que se iniciam na leitura, o que não quer dizer que sejam pobres; servem-se de recursos originais, como a repetição; o rabanete cresceu-cresceu e ficou grande-grande. Além do aspecto linguístico da obra, é possível explorar, por meio da narrativa, o lado humano – a questão da solidariedade, da cooperação, da divisão de bens e até da auto-estima exacerbada, aspecto representado pelo ratinho, no bem-humorado e imprevisto final.

1096399-gg

Por último, a nossa dica de livro é o Sete contos Russos, recontado pela Tatiana. As fábulas de la Fontaine e os contos de Andersen, dos irmãos Grimm e de Charles Perrault nos familiarizaram com feiticeiros, príncipes, princesas, bruxas, madrastas más, pobres camponesas, magos, monstros marinhos e outros seres encantados. Os mitos universais presentes nessas histórias também estão nestes contos, mas combinados com as particularidades da cultura russa. Assim, surgem aqui estranhos bogatires, popes, cossacos, tocadores de gusli, boiardos. As ancestrais histórias e fábulas russas são recontadas por Tatiana Belinky e trazem ao público um universo ao mesmo tempo familiar e desconhecido. O resultado, para o leitor, é a soma de prazer e informação do início ao fim do livro.

Postar um comentário

*
*