Dicas de Leitura

Leituras refrescantes, geladas e gostosas

E como férias é calor e diversão, aproveitando o tema da semana sobre picolé caseiro, a gente indica opções de leituras refrescantes e gostosas. A primeira sugestão é o livro Picolé de manga rosa, de Antonio Guinho. Um grupo de meninos pobres decide ganhar o próprio sustento vendendo picolés. Auxiliados pelos adultos da comunidade, abrem sociedade e descobrem o valor da solidariedade, da confiança e da garra. Fabricando e vendendo picolés de manga-rosa, quatro meninos pobres conquistam suas primeiras vitórias para mudar a vida.

picole

No livro A sorveteria, Tadeu Pereira conta sobre a pequena cidade de Ipê D Oeste. Lá muitas histórias começam, terminam ou se desenrolam na sorveteria Pinguim: a do homem que roubava joias para presentear a amada; a de seu Nicanor, que trocou os remédios por seus sorvetes prediletos; a da cantora italiana Veneza Pieromonti, que só voltou à alegria e à música depois de um bom sorvete de tangerina com calda de cereja;

sorveteria

a do Gersinho da Odete, que ganhou uma queda de braço e voltou a ser o Gérson; a das irmãs namoradeiras Dirce e Dulce, que, já velhinhas e embaladas pelo sorvete de nata, relembram os bons tempos em que arrasavam corações (e causavam muitas confusões); de tantos amigos que, entre um picolé e outro, rememoram as travessuras da infância…

poesia

Por fim, o livro Poesia é fruta doce e gostosa, de Elias José, é uma coletânea com 24 poemas sobre frutas, escritos em linguagem atraente e divertida para leitores iniciantes ou de todas as idades. O autor explora o objeto-tema (frutas) em todos os sentidos – suas cores, seus sabores e texturas, seus aromas, a sonoridade de seus nomes e até os prazeres da degustação.

Postar um comentário

*
*