Dicas de Leitura

Leituras sobre água de beber, de molhar e de brincar

A água é uma temática que deve ser sempre debatida. Como essa semana conhecemos um pouco sobre os tipos de água, as sugestões para o fim das férias será em cima desse líquido precioso para nossa vida. A primeira dica é o livro Cuidar bem das águas – brinquedos e brincadeiras molhados, de Adelsin. Nesse livro, o autor apresenta um conjunto de brincadeiras que envolvem, de alguma maneira, o elemento água – seja enquanto um brinquedo que oferece inúmeras possibilidades de diversão, seja enquanto experiência que abre caminho para a compreensão de fenômenos naturais, e ainda enquanto recurso que precisa ser economizado.

cuidar_bem_aguas

A segunda dica é a publicação Aguas Encantadas, Maté. Vamos viajar? Em Águas encantadas Maté nos conta três lendas de terras muito longínquas. As águas, doces ou salgadas, escondem criaturas maravilhosas- uma menina-sereia, uma ilha-crocodilo e um dragão chinês. A primeira história, ambientada no Ártico, é sobre Sedna, a menina-sereia do povo Inuit, criadora de todos os seres marinhos. A segunda, uma lenda tradicional do Timor Leste, conta como a amizade pura e destemida entre um garoto e um crocodilo é recompensada. Na terceira narrativa, vinda da China, um menino-dragão salva seu povo da seca e de um imperador tirano. Nesse livro, o leitor mergulha nessas águas, que o esperam ao fio das palavras, e nas imagens que vão simplesmente brotando do papel. Maté além de narrar essas histórias maravilhosas, também nos presenteia com ilustrações coloridas e únicas, que aguçam a percepção visual dos pequenos leitores.

aguas_encantadas

Por fim, a dica é ABC da água, de Selma Maria. Bolha de sabão, chuva, gelo, lágrima, orvalho, suor, vapor… a água é muito brincalhona e está presente em vários lugares e de diferentes formas. Você já pensou por que a água corrente nunca fica presa? E o que o mar tanto conversa dia e noite com a areia? Neste livro você irá conhecer as várias faces da água em pequenos verbetes-pensamentos cheios de poesia.

abc_agua

Postar um comentário

*
*