Dicas de Leitura

Livros clássicos adaptados para o cinema

E que tal umas dicas de livros diferentes? Com o intuito de estimular a leitura dos clássicos, sugerimos obras cujas versões já foram ao cinema e à TV, assim fica mais fácil ver e depois ler, ou ler e depois assistir, comentar, debater e analisar se a obra foi bem dirigida ou se foi fiel ao livro.

 

A primeira leitura é Romeu e Julieta, original de William Shakespeare, com adaptação de Andrew Matthews, com edição da Companhia das Letrinhas. Nesta adaptação dirigida ao público infantojuvenil, a peça de Shakespeare foi transformada em prosa e ganhou ilustrações em preto e branco do premiado artista inglês Tony Ross. O livro inclui ainda um prefácio de Heloisa Prieto e dois posfácios: um discute a questão do amor e do ódio na trama e o outro trata do Globe Theatre, onde muitas das peças de Shakespeare foram encenadas pela primeira vez. Este é o volume inicial de uma série de adaptações, destinadas ao público juvenil, das histórias mais conhecidas desse autor excepcional.

Obra de Shakespeare também adaptada por Andrew Matthews, esta versão de Sonho de uma Noite de Verão é uma comédia romântica com um quê de conto de fadas, e vem acompanhada de um prefácio do escritor Flavio de Souza e de um texto sobre as fontes de inspiração do dramaturgo mais encenado de todos os tempos.

E, para ser diferente e irreverente, que tal um clássico em formato de cordel? A famosa comédia de Shakespeare, A Megera Domada, reaparece nesta adaptação em cordel. O bom humor é a marca deste texto escrito pelo poeta Marco Haurélio com ilustrações de Klévisson Viana. A história de Petrúquio e Catarina, vertida para o cinema e a TV, num texto muito engraçado, que mistura o Nordeste com a Itália renascentista.

Postar um comentário

*
*