Dicas de Leitura

Livros para animar o começo das aulas

Nós demos muitas dicas de leitura durante as férias. E na primeira semana de aula não seria diferente. Para iniciar o ano letivo com todo gás, que tal começar acreditando em você mesmo?

Essa é a proposta do livro Sim, você consegue, da escritora Louise Spilsbury (Editora Panda Books). A obra vai abrir seus olhos e fazer com que a insegurança fique de lado. Com o livro, você pode se conhecer melhor, aprender a superar os desafios e compreender suas emoções. Vale a pena a leitura!


Outro livro bem interessante para descobrir um pouco mais sobre o seu próprio mundo é Eu me pergunto…, de Jostein Gaarder (Companhia das Letrinhas). Na obra, enquanto caminha para longe de casa um garoto pensa e repensa: “de onde vem o mundo?”, “será que tudo surgiu do nada?”. A cada nova paisagem que conhece, relembra histórias de seu passado e descobre novas questões: “os fantasmas existem?”, “o que tenho mais medo de perder?”. Cheio de indagações mais sem nenhuma resposta, ele anda sem rumo e se aproxima cada vez mais de seu próprio entendimento do mundo.


Para finalizar, toda a poesia de Cecília Meireles em Ou isto ou aquilo (Editora Global). Publicado pela primeira vez em 1964, o livro tem cantigas de ninar, cantigas de roda e trava línguas, que são formas de expressão próximas do mundo da criança. Na obra a autora joga com as palavras criando um universo encantador e, de maneira leve, coloca a criança diante dos caminhos a seguir, como no poema que dá nome ao livro: “Ou se tem chuva e não se tem sol / ou se tem sol e não se tem chuva! / Ou se calça a luva e não se põe o anel, / ou se põe o anel e não se calça a luva!”. Mais um livro para estimular, de forma prazerosa, as crianças.

Postar um comentário

*
*