Comemorações Curiosidades Dicas

Nem todo ano novo começa no dia 01 de janeiro

Pode parecer estranho, mas nem todos os povos celebram o início de um ano novo na mesma data. Isso é possível pois cada país tem sua cultura e costumes – principalmente religiosos. Um exemplo são os islâmicos. Eles celebram o ano novo em meados de maio, no aniversário da Hégira (em árabe, “emigração”). Lá, o Ano Zero corresponde ao nosso ano de 622, quando o profeta Maomé deixou a cidade de Meca e se estabeleceu em Medina.

A comunidade judaica é outra que tem um calendário diferente do nosso. Eles seguem um calendário lunar e festejam o novo ano, o Rosh Hashaná, durante dois dias do mês Tishrê, que ocorre entre setembro e outubro do nosso calendário. Nesta data, é comemorado o aniversário de criação do homem e da mulher. Durante esses dois dias, as famílias se reúnem nas sinagogas para rezar e, em seguida, vão para casa jantar. O momento mais importante durante as orações acontece quando o Shofar (chifre de carneiro) é tocado.

Na China, a comemoração acontece no 23º dia do último mês lunar, quando os chineses oferecem comida ao Deus da Cozinha para pedir prosperidade familiar. Cada ano é dedicado a um animal do signo chinês. 2014 será o ano do cavalo. Eles também colam nas portas e janelas das casas papéis vermelhos com dizeres de bom agouro em dourado. À meia noite, os chineses comem um bolinho chamado guioza. Em seguida, vem a queima de fogos, que atrai sorte e afasta as coisas negativas. A festa só acaba ao amanhecer. Nesse período, alguns chineses visitam parentes e amigos, levando presentes e envelopes vermelhos com dinheiro para distribuir. Eles acreditam que, ao serem generosos com os outros, a sorte será generosa com eles. Legal, não é?

E por que para a gente, e para a grande maioria do mundo, o ano acaba no dia 31 de dezembro? A celebração do ano novo é muito antiga. Os romanos foram os primeiros a marcar a data da comemoração no calendário. O Ano Novo era festejado de 25 de março até 01 de abril. Quem instituiu o dia 1 de janeiro como o primeiro dia do ano foi o papa Gregório XIII. O engraçado é que alguns franceses resistiram à mudança e quiseram manter a tradição, mas eram ridicularizados pelos que aceitaram a nova data. Eles começaram a receber convites para festas que não existiam. Isso fez surgir o dia da mentira (1º de abril), uma falsa comemoração do Ano Novo.

Postar um comentário

*
*