Curiosidades

Nem todos no mundo comemoram o Ano Novo na mesma data

No próximo sábado, dia 31 de dezembro, estaremos na contagem regressiva para 2012! Mas não é assim em todas as partes do mundo. Parece até estranho saber que tem pessoas em determinados países que não estão comemorando a passagem do ano. Mas tudo isso acontece devido a tradições.

Na Ásia, diversas nações adotam o calendário chinês, que é um dos mais antigo registro cronológico que se tem na história. Esse calendário utiliza tanto o sol quanto a lua para medir o tempo, por isso ele é considerado lunissolar. Cada ano possui doze lunações, acarretando em um total de 354 dias. Para não se perder a sincronia com o ciclo solar (de 365,25 dias), é acrescentada a cada oito anos noventa dias ao calendário, ou, aproximadamente duas lunações.

Devido a estas medidas, o calendário chinês não tem uma data certa para o ano novo. Desde 03 de Fevereiro de 2011, estamos no ano 4709 do calendário chinês. Esse ciclo só acaba no dia 22 de janeiro de 2012. Uma curiosidade é que cada ciclo corresponde a um animal cujas características determinam como será o respectivo período (rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão, porco). Atualmente estamos no Ano do Coelho.

O Ano Novo Judaico também tem um calendário diferente. O Rosh Hashaná (que significa “Cabeça do Ano”, em Hebraico), ocorre no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do ano no calendário judaico rabínico e sétimo mês no calendário bíblico. Em 2011, ele teve início na noite do dia 28 de setembro. Nesta data começou o ano judaico de 5772.

A literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão e Eva foram criados e neste mesmo dia incorreram em erro ao tomar da árvore da ciência do bem e do mal. Também teria sido neste dia que Caim teria matado seu irmão Abel. Por isto considera-se este dia como Dia de Julgamento (Yom ha-Din) e Dia de Lembrança (Yom ha-Zikkaron), o início de um período de introspecção e meditação de dez dias ( Yamim Noraim) que culminará no Yom Kipur, um período no qual se crê que o Criador julga os homens.

Tradicionalmente, na noite do Rosh Hashaná os judeus vão à sinagoga rezar e ouvir o toque do shofar, uma espécie de berrante feita com chifre de carneiro. O som do shofar anuncia a chegada de um novo ano. Ao final das orações, as famílias se reúnem em volta de mesas de jantar com diversas comidas típicas da ocasião.

Postar um comentário

*
*