Comemorações Curiosidades Dicas

Uma virada de ano cheia de rituais, cores e sementes

Todo mundo tem um ritual para atrair mais sorte e boas energias na virada do ano. Se funciona ou não, a verdade é que, de um jeito ou de outro, sempre fazemos alguma coisa, nem que seja romper o ano de branco. Quer algumas dicas?  Então, que tal começar o Ano Novo com pé direito… literalmente? Pois é, dizem que para dar sorte, assim que faltar alguns segundos para a meia noite, pule de um pé só, com o pé direito, para tudo acontecer da maneira certa.

E há quem sempre passe a virada do ano com alguma cor específica, que varia de acordo com os objetivos e desejos para o ano que vai chegar. Enfim, tudo isso pode ser muito divertido e colorido. Por isso, para garantir seus objetivos veja o significado de algumas cores: vermelho – representa a paixão; rosa – o amor; verde – a esperança; azul – a tranquilidade; amarelo ou dourado – o dinheiro e a prosperidade; laranja – a criatividade e a ousadia; violeta, roxo ou lilás – a intuição; prata – as emoções.

E atenção para o que vai preparar para a ceia de réveillon, pois dizem que comer animal que cisca para trás pode trazer má sorte. Então, nada de comer aves (galinha, chester, peru, etc) e caranguejos. O ideal é comer peixes, bacalhau, carne de porco (tender, pernil, costeleta, etc).

Os imigrantes italianos trouxeram ao Brasil o costume de comer uma colher de sopa de lentiha, que é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fatura à mesa. Já a tradição árabe diz que a romã é uma fruta que atrai a fartura. Por isso, deve-se comer sete bagos dela e guardar as sementes na carteira o ano todo. Assim como ter nozes, tâmaras, avelãs e castanhas à mesa.  Para os portugueses, comer sete uvas e guardar as sementes também atrai fartura. E, pelo visto sua carteira vai ficar bem recheada, pois colocar folhas de louro na carteira onde guarda o dinheiro atrairá muito mais notas.

De um jeito ou de outro, o importante é se divertir e fazer tudo com muito bom humor e…fé. Acreditar que tudo se renova e nunca perder as esperanças é o fundamental. Faça seus rituais e boa sorte….feliz Ano Novo!

Postar um comentário

*
*