Dicas Posts Recentes

No Japão: 108 badaladas para celebrar o ano novo

layout_facebook_141230_2

Se para você a virada do ano representa um belo show de fogos de artifícios, no Japão o costume é outro. Por ter uma tradição oriental, o pais da Terra do Sol Nascente tem costumes bem diferentes do nosso. E como é sempre bom conhecer culturas diferentes nós estamos trazendo um pouco da cultura japonesa.

Se você estivesse no Japão no dia último dia do ano, ao invés de escutar os pipocos dos fogos, você iria presenciar as 108 badalas do ritual budista Joya no Kane. No dia 31 de dezembro, a contagem regressiva tão esperada pelos japoneses são as 107 badaladas do sino (a 108 badalada ocorre exatamente à meia noite, momento exato da virada do ano). Mas qual a razão dessas badaladas?

De acordo com as crenças budistas, as 108 badaladas representam os 108 pecados ou desejos mundanos do homem, e o tocar do sino serve para afastar esses desejos, a fim de que o homem possa entrar purificado no novo ano. A conta é feita assim: são os seis sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato e consciência), multiplicado por três reações (positivas, negativas ou indiferentes), que dá um total de 18 “desejos”. Cada um desses desejos pode estar “ligado ou separado do prazer”, portanto multiplica-se por 2, dando um total de 36 “desejos”. Cada um desses desejos pode se manifestar no passado, presente ou futuro, portanto multiplica-se 36 por 3, dando como resultado 108.

Este número é muito frequente nas crenças religiosas indianas, portanto quando o budismo chegou ao Japão (a cerca de 400 a.C.), este número passou também a fazer parte de várias tradições budistas.

Fonte: Japão em Foco

Postar um comentário

*
*