Curiosidades Dicas

O belo canto da sereia

Nas várias histórias de filmes, livros e animações, a figura das sereias é carismática, doce e meiga.  Mas afinal, o que é uma sereia? Elas existem realmente? Dizem que é um ser mitológico metade mulher e metade peixe, que, diz a lenda, habitavam os mares pelo mundo. Um desses locais é a costa da Itália, na Ilha de Capri.

A lenda diz que as sereias são muito belas, cantavam muito bem e com tanta doçura que chegavam a encantar os homens, marinheiros e tripulantes de navios que por ali passavam e acabavam sendo atraídos.  Além disso, quem se apaixonava por elas nunca mais voltava do mar. Para não serem hipnotizados pelo canto das sereias muitos homens diziam que colocavam cera no ouvido, e assim eram salvos.

Segundo reza a lenda, para vencer uma sereia é preciso cantar melhor do que ela. Há quem diga que pesquisadores descobriram que elas existiram, será? Além Itália, outro país europeu que tem lendas com sereias é a Alemanha. Lá existe a história da sereia Lorelai. Ela é muito bela e quando penteia os longos cabelos cacheados gosta de cantar e de encantar os navegadores, hipnotizando os capitães dos barcos que por passam pelo rio Reno.

A ideia de unir o mito com a história da região ajudou um trecho de 65 km do rio Reno a entrar para a lista do patrimônio cultural da humanidade da Unesco. Nessa área existem mais de 40 castelos e fortalezas que se espalham pelas margens. Têm também igrejas e mosteiros, penhascos e vinhedos ao redor do rio. Nesta região são produzidos os famosos vinhos brancos alemães. O penhasco onde dizem que fica a casa de Lorelai tem uma altura de 132 metros e fica bem numa curva formando a parte mais estreita do rio.

No mundo infantil, um dos personagens mais amados é o da Pequena Sereia, mas existem muitas histórias e outras sereias por diversos mares. Qual a que você gosta mais? Conte para a gente.

Postar um comentário

*
*