Curiosidades

O girassol gira com o sol mesmo?

Você conhece o girassol? Ao pé da letra, seu nome significa “flor do sol” e tem origem na América do Norte. Ela pode chegar a três metros de altura. E na verdade, o girassol é um conjunto de flores, cerca de duas mil microflores, que se acumulam no centro, presas por um único caule.

E tenho certeza que você já se perguntou se realmente esta flor acompanha o sol. Há quem diga que sim, e há quem diga que não. Mas enfim , ela realmente não acompanha o sol, como todos nós pensamos.

O que acontece é que ela passa por um fenômeno conhecido por heliotropismo, que ocorre em sua fase de crescimento. Isso faz com que os raios solares iluminem com mais intensidade um dos lados da plantinha e este lado, acaba crescendo mais rápido. Este crescimento de forma desigual faz ela pender para o lado oposto ao sol. Ou seja, por conta do heliotropismo, durante a noite, o girassol vira para o leste. Por isso, pensa-se que ele está na verdade esperando o sol nascer pra lhe acompanhar.

Este acontecimento biológico da planta acompanhar a luz solar facilita a fotossíntese, para que a mesma acumule energia vital suficiente para o desenvolvimento das sementinhas.

Que tal plantar ou acompanhar o crescimento de uma flor de girassol e fazer a experiência de observar?

Postar um comentário

*
*