Curiosidades Dicas

O mundo e seus inúmeros idiomas

Imagina se uma pessoa de cada país se encontrasse em um local e todos começassem a falar ao mesmo tempo! Ia ser uma verdadeira loucura. Isso porque cada um fala um idioma. No mundo existem, nada mais nada menos, que 6.912 línguas, segundo o Ethnologue, considerado o maior inventário de línguas do planeta. O livro, editado desde 1951, é uma espécie de bíblia da linguística, indicando quais são as línguas em uso, onde elas são faladas e quantas pessoas usam o idioma.

Mas você sabia que a quantidade de línguas falada no planeta pode ser até maior? Quem afirma isso são os organizadores do Ethnologue. Estima-se que haja entre 300 e 400 línguas ainda não catalogadas em regiões do Pacífico e da Ásia. Além de somar todas as línguas que existem, o livro traz algumas curiosidades. Uma delas vai deixar você até espantado.

Você sabia que no Brasil são falados 188 idiomas!? Isso mesmo, além do nosso português, temos 187 variedades de dialetos indígenas. Uma delas é o apiacá, falado por apenas dois brasileiros, e o ofaié, praticado por 11 índios do Mato Grosso do Sul. Cerca de 30 dessas línguas estão em extinção e 47 idiomas, que um dia foram falados no país, já desapareceram para sempre.

OUTRAS CURIOSIDADES:

O idioma mais popular do planeta é o mandarim, o principal dialeto chinês, falado por algo em torno de 870 milhões de pessoas. Em segundo lugar aparece o hindi, a língua oficial da Índia, usado por cerca de 500 milhões de pessoas. O espanhol vem em terceiro lugar, o inglês em quarto e o nosso português em sétimo.

O país com mais línguas no mundo é Papua Nova Guiné, onde são falados nada menos que 820 idiomas diferentes – a vizinha Indonésia é a vice-campeã, com 742 idiomas. No outro extremo, a Coréia do Norte é o único país onde só se fala uma língua.

Postar um comentário

*
*