Curiosidades

O mundo encantando das bibliotecas pelo mundo

No dia 12 de março foi comemorado o Dia do Bibliotecário, data criada em homenagem ao nascimento de Manuel Bastos Tigre, engenheiro, bibliotecário, escritor e poeta, que foi o primeiro profissional desta área a ser concursado no Brasil. Aproveitamos a data para falar da importância das bibliotecas no mundo. Originada do grego bibliothéke, uma biblioteca pode ser pública ou privada e guarda livros, coleções, enciclopédias, revistas, documentos digitalizados ou originais antigos, pergaminhos, bancos de dados e muitas outras coisas.

E já parou para pensar qual terá sido a primeira biblioteca do mundo? Ela foi criada na Assíria (Iraque), na cidade de Nínive, ainda no século 7 a.C, pelo rei Assurbanipal II. Lá foram guardadas, inclusive, as mais antigas formas de escrita que o homem já conheceu. Há também outra biblioteca considerada a mais antiga do mundo que é a Khizanat al-Qarawiyyin, em Fez, no Marrocos, e que iria voltar a ser aberta ao público novamente, fazendo parte da Universidade al-Qarawiyyin.

Esse templos da história guardam verdadeiros mistérios, histórias e curiosidades. No Brasil e no mundo há verdadeiros templos de arquivos literários, que são tão encantadores que perecem ser visitados um dia, no roteiro de sua viagem. São elas: Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro, Brasil; Biblioteca do mosteiro de Strahov, Praga, República Tcheca; Biblioteca George Peabody, Baltimore, Maryland, EUA; Biblioteca Pública de Nova York, Nova York, EUA; Biblioteca Real de Copenhagen, Copenhagen, Dinamarca; Biblioteca Municipal de Stuttgart, Alemanha; Biblioteca The Sir Duncan Rice, Aberdeen, Escócia; Biblioteca José Vasconcelos, Cidade do México, México; Biblioteca Liyuan, Pequim, China; Biblioteca e Centro Cultural, Vennesla, Noruega; Biblioteca de Livros Raros Beinecke, New Haven, Connecticut, EUA; Biblioteca Britânica, Londres, Inglaterra; Biblioteca de Alexandria, Alexandria, Egito; Biblioteca Kanazawa Umimirai, Kanazawa, Japão; Biblioteca Trinity College Dublin, Dublin, Irlanda; e a Biblioteca de Sainte-Geneviève, Paris, França, entre tantas outras. Que tal aproveitar o ensejo para pesquisar, descobrir, se encantar e explorar o que elas guardam? Vai ser um divertido passatempo.

Compartilhe:

Postar um comentário

*
*