Curiosidades

O nascimento da internet

Hoje (02/09) é uma data especial, um marco histórico. Sem este acontecimento, por exemplo, vocês não poderiam estar lendo esta notícia em nosso blog agora. Isso mesmo. É que, há 46 anos (em 1969), dois computadores trocavam dados em um teste da rede militar experimental, a Arpanet, o que marcaria o nascimento da Internet, a rede mundial de computadores. Surgia assim, o que pode ser chamado de a mãe da internet como conhecemos hoje. Arpanet em inglês significa Advanced Research Projects Agency Network – Agência de Pesquisas em Projetos Avançados do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, e foi a primeira rede operacional de computadores à base de comutação de pacotes.

O objetivo desta rede era conectar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano. Para quem não sabe, a palavra internet significa redes interligadas. Esta rede teve o seu nascimento dentro do Pentágono, financiada pelo governo Norte-Americano durante a Guerra Fria, período que se caracterizou pelo embate ideológico entre a antiga União Soviética (URSS) e os Estados Unidos.

Ou seja, a internet surgiu com fins de estratégia de comunicação militar. Pois, com medo de um ataque por parte de seus adversários de guerra, os americanos tiveram como intuito desenvolver uma rede de comunicação que não os deixassem vulneráveis, em caso de algum ataque soviético ao Pentágono.

Fazendo uso de um Backbone, por baixo da terra, a ARPANet interligava os militares e pesquisadores sem ter um centro definido ou mesmo uma rota única para as informações, tornando-se quase indestrutível. Viu que a data realmente é importante? Agora você já pode contar aos seus colegas e familiares também!

Curiosidade – Já que estamos falando de internet, esta semana também tem outra data comemorativa. É o aniversário do Google! Sua fundação foi em 04 de setembro de 1998 por por Larry Page e Sergey Brin. O Alexa (serviço de Internet que mede quantos usuários visitam um site) classifica o Google como o website mais visitado do mundo. Não é para menos, encontramos tudo, e um pouco mais, nesse site de pesquisa.

Postar um comentário

*
*