Curiosidades

O primeiro jornal brasileiro

Criar um blog ou um canal no YouTube é uma das maneiras mais fáceis das pessoas se comunicarem nos dias de hoje. É através dessas ferramentas que é possível falar de uma maneira direta sobre diversos assuntos, desde receitas até reivindicar melhorias para a cidade. Entretanto, nem sempre foi assim. Fazer notícias era algo exclusivo para pessoas que trabalhavam na imprensa.

No Brasil a história da imprensa é bem recente. Só foi em 10 de setembro de 1808 que circulou oficialmente pela primeira vez a Gazeta do Rio de Janeiro, um jornal oficial da Corte Portuguesa. Antes disso eram proibidas a circulação e a impressão de qualquer tipo de jornal ou livro.

Mas apesar das proibições, circulava, clandestinamente, o Correio Braziliense, produzido pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça. O Correio Braziliense foi lançado em junho de 1808, isto é, três meses antes da Gazeta, mas somente em 1999 foi reconhecido oficialmente como pioneiro na história da imprensa brasileira.

E o primeiro jornal do mundo? Ele foi lançado em 1605 na Bélgica. Era semanal e se chamava Nieuwe Tijdinghen. Atualmente o jornal mais antigo do mundo em circulação é o Holandês Haarlems Dagblad, fundado em 1656. E é possível conhecer acessando a versão online: http://www.haarlemsdagblad.nl/. Por aqui, o jornal mais antigo em circulação na América Latina é o Diario de Pernambuco, aqui do Recife.

Postar um comentário

*
*