Dicas

Estimule seu filho a escrever

Desde pequenos recebemos diversos estímulos. Não apenas visuais. As letras (e seus sons) fazem parte do nosso dia a dia. E para uma criança, desbravar esse mundo de novidades todos os dias não é uma tarefa fácil. Mas é possível sim, estimular os pequenos a escrever (e ler) desde cedo.

Para escrever bem, a criança tem que ler muito. Ler para o seu filho também ajuda. O importante é criar esse hábito. Uma maneira dela adquirir o hábito de ler e escrever é vendo os pais fazendo isso. Para os pequenos, o exemplo dos pais é fundamental.

Também é importante estimular à escrita. Isso pode ser feito de diversas maneiras. Disponibilize materiais impressos. Ofereça condições para que ela possa praticar a leitura e a escrita. Um local silencioso, com papeis e lápis sempre a mão, é fundamental.

Seja um leitor para o seu filho. Na sala de aula, o professor tem o dever de ler todos os dias para a criança. Além do estímulo da escola, os pequenos também podem receber o incentivo em casa. Leia para o seu filho sempre. Pode ser até na hora de dormir. Em poucos minutos você, além de transmitir conhecimento, está dado carinho.

Observe se o seu filho expressa aquela vontade de pegar o lápis e sair escrevendo. Se ela aparecer, estimule-o a tentar. É importantíssimo considerar a intenção da criança em escrever e incentivar qualquer tentativa que ela demonstre. Deixe que ela se arrisque, mesmo que ela ainda não tenha domínio da escrita.

 

Postar um comentário

*
*