Curiosidades

O que são as conchinhas da praia?

Atire a primeira pedra quem nunca catou conchinha na praia! Todo mundo gosta. Todo mundo já colecionou. A meninada adora brincar, levar pra casa, e colecionar conchas de cores e formatos diversos. Mas será que sabem o que são de verdade?

As conchinhas são nada menos do que carapaças protetoras dos moluscos marinhos, bichinhos pequenos de corpo mole, que moram dentro da conchinhas quando ainda estão fechadas. Ca molusco ao atingir a idade jovem, cria uma carapacinha definitiva, deixando para trás a sua primeira, que é largada no mar e trazida pelas ondas até a areia. Para entender melhor, é algo tal qual nosso dentinho de leite, que é substituído pelo dente permanente.

A conchinha proteje as partes vitais do bichinho que mora nela. Mas e de que é feito? Afinal, parece uma porcelaninha. Seu principal componente é o carbonato de cálcio, que ele tira da água do mar. Sem falar em elementos orgânicos, a exemplo de proteínas. E à medida que ele cresce, vai acumulando estes materiais, o que faz com que a conchinha vá aumentando de tamanho.

Os moluscos são divididos em várias espécies. Entre eles, destacam-se: Gastrópodes (com a concha em espiral), que são os caramujos ou caracóis; e os Bivalves, que se forma em duas partes e são as que citamos aqui, tais como mariscos, ostras.

Mas sabe o melhor? É que você pode catar conchinhas e fazer arte. Pode usar a criatividade e colar num porta-retrato, fazer brinco, pulseira, e colagens diversas. Que tal experimentar?

Postar um comentário

*
*