Curiosidades

O Sol nasce sempre no Leste?

Muitas pessoas diriam que sim, o Sol nasce sempre no Leste. Até porque escutamos, desde pequenos, a frase: “o Sol nasce no leste e se põe no oeste”. Nos livros de escola até existe essa representação. Alguns trazem o desenho de um homenzinho com os braços totalmente abertos, em forma de cruz, nos ensinando a colocar o direito na direção do nascer do Sol, o “leste”, para deduzirmos que o norte fica à nossa frente, o sul nas costas e o oeste na direção do braço esquerdo, oposta ao leste.

Entretanto, se formos colocar em prático esse método, como é nos apresentado no desenho tradicional dos livros, raramente vai funcionar. Isso acontece porque o Sol não fica “parado” em um único lugar o ano todo. Você já parou para observar o pôr-do-sol? Se você fizer isso ao longo de um ano, vai notar que em certa época o fenômeno ocorre no horizonte mais à nossa esquerda e, em outra, mais à direita.

O mesmo acontece quando acompanhamos o nascimento do Sol no mesmo período. Portanto, se a posição está mudando, o Sol não pode estar nascendo sempre no leste e se pondo sempre no oeste, afinal de contas, o leste e o oeste, para uma mesma localidade, não mudam de posição.

Há sim um período em que o Sol nasce no leste e se põe no oeste. Mas isso só ocorre nos dias que marcam o início da primavera e do outono.

Postar um comentário

*
*