Dicas

Obedeça a sinalização

Quando falam em trânsito o que vem a sua mente? Tenho certeza que você pensou em carro, ônibus ou moto. Mas não é apenas isso. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, trânsito é tudo que circula pelas ruas: pessoas, veículos e até animais. Eles podem estar em circulação, parados, estacionados ou em operação de carga e descarga.

Como é possível notar, todos nós convivemos com o trânsito em algum momento do nosso dia. E por isso, temos o direito de ter segurança nas ruas. E ela não depende apenas de nossos governantes. Todos os cidadãos tem que colaborar, conhecendo as regras e as sinalizações.

Mas para que servem os sinais de trânsito? Eles são usados para orientar, advertir e disciplinar as ruas. Sem eles as nossas vias não teriam uma ordem. Imagine os carros, pessoas, animais, tudo circulando ao mesmo tempo, sem nenhuma ordem? Ia ser uma loucura! Os sinais são responsáveis por manter a ordem.

Todas as regras de trânsito são importantes. Mas um que está bem próximo de todas as pessoas é o semáforo. Ele serve para orientar os carros e os pedestres. Ele possui três cores: o vermelho que significa “pare”; o amarelo que quer dizer “atenção” e o verde que significa “siga”.

No trânsito também existem outras formas de sinalizações. São elas:

– Placas de advertência: são amarelas, com detalhes em preto e indicam perigo. São colocadas antes dos perigos e obstáculos das vias para alertar condutores e pedestres. É muito visto quando se tem obras na pista, por exemplo.

– Placas de regulamentação: possuem o fundo branco, com bordas vermelhas e detalhes em preto. Informam as proibições, obrigações e restrições. Uma muito comum é a “proibido estacionar”.

– Placas de indicação: são apenas informativas. Elas são muito usadas em estradas, por exemplo. Ela indica locação de cidades, marcos quilométricos, serviços auxiliares etc.

Aproveite as nossas dicas e converse com os seus filhos. Faça o caminho de ida à escola uma diversão, procurando placas de sinalização e falando da importância de seguir as regras do trânsito. Com isso, vamos ter um trânsito mais seguro.

Postar um comentário

*
*