Comemorações

Os trinta anos da democracia no Brasil

layout_facebook_150317_3

Começamos essa semana com uma data histórica para ser comemorada. No último domingo o Brasil completou 30 anos de democracia, data que marcou o fim da ditadura, inspirada pela maior campanha cívica da história do Brasil: as Diretas Já. Desde então, o Brasil promulgou uma nova Constituição e de lá pra cá, foram realizadas sete eleições presidenciais diretas.

Por tudo isso, vale a pena entender o que é, afinal, uma democracia. Primeiramente, do grego, demos significa povo e kratos é autoridade. Ou seja, é o governo da soberania popular, com distribuição igualitária do poder. Um governo do povo, para o povo. Na verdade, democracia surgiu na Grécia, onde se faziam reuniões em praça pública para tratar de diversos assuntos e decisões.

A democracia se caracteriza pela liberdade individual, igualdade perante a lei sem distinção de sexo, raça ou credo, direito ao voto, educação e direito ao livre exercício de qualquer trabalho ou profissão. Hoje o brasileiro tem direito de votar a partir dos 16 anos, sendo obrigatório a partir dos 18 anos.

Postar um comentário

*
*