Curiosidades

Você sabe qual é a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha?

layout_facebook_150310_2

Se essa pergunta caísse na prova, você saberia responder? Se não tem certeza da resposta, não se preocupe. Muita gente tem dúvidas sobre essa questão. Mas com a gente te ensinando agora, você nunca mais vai esquecer. Então, vamos aprender um pouquinho sobre a geografia dessa parte da Europa.

A Inglaterra é um país, cuja capital é Londres. Ao longo da história, a Inglaterra conseguiu se impor politicamente sobre alguns países vizinhos e passou a controlar um Estado batizado de Reino Unido. No século 19, com a Inglaterra à frente, o Império Britânico se tornou um dos maiores da história, com uma extensão territorial equivalente a um quarto do planeta.

O Reino Unido é um Estado formado por quatro países: Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales. A chefe de Estado é a rainha Elizabeth II e o de governo um primeiro-ministro, eleito por um Parlamento central, em Londres. Nas grandes questões de governo, como política econômica, quem manda é esse Parlamento. Mas Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também têm assembleias nacionais, com certa autonomia para tratar de questões mais locais, como saúde. por exemplo.

Já a Grã-Bretanha é o nome da gigante ilha onde estão localizados Inglaterra, País de Gales e Escócia. Com quase 230 mil km2 de área, ela tem perto de 1000 km de comprimento de norte a sul e pouco menos de 500 km de leste a oeste. É comum ouvir por aí que Grã-Bretanha é a mesma coisa que Reino Unido, mas isso está errado, pois a Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido, mas não fica localizada na ilha.

Com informações dos sites Mundo Estranho e Revista Escola.

4 Comentários


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php:294 Stack trace: #0 /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php(254): commenter_link() #1 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(174): custom_comments(Object(WP_Comment), Array, 1) #2 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(145): Walker_Comment->start_el('', Object(WP_Comment), 1, Array) #3 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(135): Walker->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #4 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(370): Walker_Comment->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #5 /home/bloguito/public_html/wp-includes/comment-template.php(2097): Walker->paged_walk(Array, '5', 0, 0, Array) #6 /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/comments.php(43): wp_list_comments('type=comment&ca...') #7 /home/bloguito/public_html in /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php on line 294