Curiosidades

Você sabe qual é a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha?

layout_facebook_150310_2

Se essa pergunta caísse na prova, você saberia responder? Se não tem certeza da resposta, não se preocupe. Muita gente tem dúvidas sobre essa questão. Mas com a gente te ensinando agora, você nunca mais vai esquecer. Então, vamos aprender um pouquinho sobre a geografia dessa parte da Europa.

A Inglaterra é um país, cuja capital é Londres. Ao longo da história, a Inglaterra conseguiu se impor politicamente sobre alguns países vizinhos e passou a controlar um Estado batizado de Reino Unido. No século 19, com a Inglaterra à frente, o Império Britânico se tornou um dos maiores da história, com uma extensão territorial equivalente a um quarto do planeta.

O Reino Unido é um Estado formado por quatro países: Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales. A chefe de Estado é a rainha Elizabeth II e o de governo um primeiro-ministro, eleito por um Parlamento central, em Londres. Nas grandes questões de governo, como política econômica, quem manda é esse Parlamento. Mas Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também têm assembleias nacionais, com certa autonomia para tratar de questões mais locais, como saúde. por exemplo.

Já a Grã-Bretanha é o nome da gigante ilha onde estão localizados Inglaterra, País de Gales e Escócia. Com quase 230 mil km2 de área, ela tem perto de 1000 km de comprimento de norte a sul e pouco menos de 500 km de leste a oeste. É comum ouvir por aí que Grã-Bretanha é a mesma coisa que Reino Unido, mas isso está errado, pois a Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido, mas não fica localizada na ilha.

Com informações dos sites Mundo Estranho e Revista Escola.

4 Comentários

  1. MOYSELITA VIEGAS
    Postado em 14 de março de 2015 às 20:18

    GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES DESTE BLOG. PARABENS PELA INICIATIVA

    • Bloguito
      Postado em 17 de abril de 2015 às 14:47

      Obrigada! Adoramos saber que você gostou do blog!

  2. Silvana Batalha
    Postado em 20 de maio de 2015 às 17:33

    Muito esclarecedor, de forma didática e simples. Parabéns! Adoro receber as curiosidades do Bloguito. Mandem sempre!

    • Bloguito
      Postado em 20 de julho de 2015 às 14:03

      Silvana, e nós adoramos receber essa sua mensagem! Fique ligada que toda semana tem novidades no seu e-mail e por aqui. 🙂

Postar um comentário

*
*