Curiosidades

Uma guerra durou mesmo cem anos?

A gente estuda história e sempre se depara com a Guerra dos Cem Anos pelo caminho. Mas muitas vezes, a gente esquece tudinho que estudou e fica a pulguinha atrás da orelha. O que foi mesmo essa guerra? Será que ela durou cem anos mesmo?

Pois é, a gente pensou nisso também e foi atrás desse fato pra trazer para você!

Primeiramente, o que foi essa guerra? Ela aconteceu na Idade Média, entre dois países da Europa: França e Inglaterra. Ela durou, na verdade, mais de cem anos. Começou por volta do ano de 1337, e entre idas e vindas, terminou em 1453. Sim, pois não foi uma guerra ininterrupta. Não foram cem anos seguidamente. Aconteceram uma série de batalhas.

Para que você entenda, a França era muito populosa, chegava a ser quatro vezes maior que a Inglaterra, era mais rica. Contudo, não era uma nação unida. Já a Inglaterra possuía uma monarquia bem mais forte. O fato é que, pra resumir, a França foi herdada por nobres que tinham conquistado a Inglaterra, mas eram súditos do rei da França. Enfim, isso gerou muita confusão sobre de quem era o que de quem. Pois dos dois lados havia reivindicação do trono.

Em suma, a guerra começou por uma “guerra de poderes” ao trono da França, cuja nação foi tomada pelos ingleses. E quando tudo parecia que estava quieto, alguém ia lá e começava a confusão toda de novo. A França lutou pra ser não ser tomada e a Inglaterra lutou pra ganhar o trono e as terras. Um dos motivos dessa discórdia toda era a região de Flandres, que ficou rica por conta da produção de tecidos, e importava lã dos ingleses. Era economicamente ligada aos ingleses, mas era de domínio francês.

Mas enfim, eis que a França venceu a guerra. Ufa! E acabou-se a confusão. Essa guerra foi a última do período do feudalismo, e entrou na Idade Moderna adentro.

Postar um comentário

*
*