Curiosidades

Qual é a diferença entre embaixada e consulado?

Você já deve ter notado que o Brasil tem diversas embaixadas e consulados de países com os quais se relacionam. Mas qual é realmente a diferença entre um lugar e outro? É muito simples. A embaixada lida com as relações entre dois Estados, isto é, a embaixada trata dos assuntos relacionados entre os países. Já o consulado trata das relações entre o Estado (país estrangeiro) e o povo (brasileiro e estrangeiros).

Cada país tem apenas uma embaixada de cada nação parceira, sempre na capital do país. No nosso caso, Brasília abriga 135 embaixada. Ali são tratados assuntos como política externa, direitos humanos, economia e cultura.

Os consulados podem ter diferentes postos dentro de um mesmo país, prestando serviços a civis conterrâneos e estrangeiros, como a emissão de documentos (passaportes, vistos, certidões de nascimento etc.).

Ao redor do mundo, o governo brasileiro é representado por 53 consulados-gerais, 11 consulados, 8 vice-consulados e 139 embaixadas. A mais recente foi criada em 2013, em Lilongwe, no Malaui.

Postar um comentário

*
*