Curiosidades Entrevistas

Saci Pererê: menino travesso da nossa cultura

Ele tem fama de travesso, de muito divertido e brincalhão. Estamos falando do Saci, um dos personagens mais conhecido do folclore brasileiro. E como neste mês de agosto comemoramos o Dia do Folclore, nada melhor do que entrevista-lo. Mas não pense que foi fácil conseguir esse bate papo. O Saci circula por todo o Brasil, e o mais interessante, é que em cada região, ele ganha características diferentes. Ô menino mutante!

Varejito – Hoje você tem fama em todo o Brasil. Mas qual a sua origem?

Saci – Sou originário do Sul, devido aos povos indígenas daquela região, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Naquela época, eu era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.

Varejito – Mas hoje a sua imagem é outra. Como isso aconteceu?

Saci – Pois é! Quando eu migrei para a região norte do Brasil, sofri influencias africanas. Nestas bandas de cá sou um jovem negro com apenas uma perna, pois, perdi a outra devido a uma luta de capoeira.  Também uso um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana.

Varejito – E você tem fama de ser um menino muito danado. É verdade?

Saci – Que nada! (sorri) Gosto muito de brincar, principalmente nas matas. Também gosto de assustar viajantes, de esconder objetos domésticos. Assustar cavalos e bois no pasto também é minha distração. Mas não faço isso por maldade. Não tenho intenção de prejudicar ninguém.

Varejito – E como foi que a sua fama se ampliou para todo o Brasil?

Saci – Quem primeiro me retratou, através da literatura infantil, foi o escritor Monteiro Lobato. Nas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, eu apareci constantemente. Com isso, a minha lenda se espalhou por todo o Brasil. Eu também apareço em vários momentos das histórias em quadrinhos do personagem Chico Bento, de Maurício de Souza.

Varejito – E para finalizar a nossa entrevista, ficamos sabendo que você gosta de futebol. É verdade?

Saci – Adoro! Sou até mascote do time de futebol Sport Club Internacional de Porto Alegre. 

Fonte de pesquisa: Site Sua Pesquisa

Postar um comentário

*
*