Curiosidades

Para a escola: o que são metodologias ativas?

A educação dentro da sala está em constante mudança e o aluno agora é visto como protagonista. Metodologia ativa de aprendizagem é um processo amplo e possui como principal característica a inserção do estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado. Com isso, o processo de de educar deixou de ser baseado na mera transmissão de conhecimentos.

Quais são as práticas de ensino-aprendizagem mais comuns nas metodologias ativas de aprendizagem?

1. Aprendizagem baseada em projetos ou problemas
A aprendizagem baseada em projetos ou problemas (ABP) – em inglês, project based learning (PBL) – tem por objetivo fazer com que os alunos adquiram conhecimento por meio da solução colaborativa de desafios. Neste caso, o aluno precisa se esforçar para explorar as soluções possíveis dentro de um contexto específico.

2. Estudo de caso
A prática pedagógica de Estudo de Casos tem origem no método de Aprendizagem Baseada em Problemas. O Estudo de Caso oferece aos estudantes a oportunidade de direcionar sua própria aprendizagem, enquanto exploram seus conhecimentos em situações relativamente complexas. São relatos de situações do mundo real, apresentadas aos estudantes com a finalidade de ensiná-los, preparando-os para a resolução de problemas reais.

3. Aprendizagem entre pares ou times
A aprendizagem entre pares e times – em inglês, team based learning (TBL) –, se trata da formação de equipes dentro de determinada turma para que o aprendizado seja feito em conjunto e haja compartilhamento de ideias.

Postar um comentário

*
*