Curiosidades

Para que servem as impressões digitais?

Muito mais do que servir como identificação do uma pessoa, as impressões digitais são linhas salientes nas pontas dos dedos que têm apenas  uma finalidade bem definida no corpo humano: apreensão.  Se elas não existissem, a pele seria lisa  e não teríamos a aderência necessária  para segurar objetos sem que  escorregassem. Elas são formandas ainda na barriga, em torno do sexto mês, e se  descaracterizam com múltiplas  cicatrizes ou depois da morte.

Existem  quatro tipos básicos de linhas: arco,  presilha interna, presilha externa e  verticilo. E foi com base nessas linhas que foram  observados os desenhos formados e, com isso,  as linhas receberam letras e números  simbólicos. Com essas informações,  verificou-se que os dedos de uma  pessoa não são iguais, assim como  nunca serão idênticos aos de outra.

Por esse motivo, diz-se que as  impressões digitais são melhores  que a análise de DNA como sistema  de identificação. Afinal, gêmeos  univitelinos têm o mesmo DNA  mas impressões digitais diferentes. Incrível, não?

Postar um comentário

*
*