Curiosidades

Quem tem medo de areia movediça?

Você já deve ter visto em filmes de aventura ou desenhos animados que se passam na selva ou numa ilha deserta, os personagens correm e pow! Caem numa areia movediça. Uns se salvam outros são engolidos por ela e morrem. Mas, afinal. areia movediça existe mesmo ou é uma ficção?
Na verdade ela existe, é tipo uma lama mais densa, mas não é bem assim como vemos na Sessão da Tarde. Normalmente, a profundidade não passa de um metro de altura. Mas e por qual motivo isso acontece? Bom, geralmente ocorre em lugares com terreno arenoso e com muita água por perto, como na beira dos rios, praias, lagoas, manguezais e pântanos, entre outros.

A areia movediça é um fenômeno natural nestes tipos de solos que citamos. Por baixo da superfície, a água preenche os espaços que existem no solo, e o atrito entre os grãos diminuem, fazendo com que essa espécie de “lamaçal” mova-se com facilidade.

Caso você um dia fique preso, não se desespere, há duas formas de se livrar: girando as pernas para fazer um vácuo por baixo e conseguir sair com facilidade, ou boiar como se estivesse no mar e tentar chegar perto de um ligar mais solido para se apoiar e sair. . Movimentos bruscos podem fazê-lo atolar ainda mais.

Postar um comentário

*
*