Curiosidades

Pelas ruas da cidade


Rua da Aurora, Rua da Saudade, Avenida Conde da Boa Vista. Passamos por essas ruas diversas vezes, mas não paramos para pensar porque elas têm esses nomes. E na semana em que Recife comemora aniversário, eu, Varejito, quero convidar vocês para fazer um passeio pela cidade pela nomenclatura dos endereços.

É através das nossas ruas que homenageamos batalhas, personalidades importantes, ou até mesmo pessoas anônimas, como é o caso da Rua do Aragão. A história conta que a rua tem esse nome devido a um português, chamado Aragão, que lá construiu várias casas.

A Rua do Bom Jesus recebeu esse nome por causa do antigo Arco do Bom Jesus, que existia em 1850, como uma das portas da cidade. Já a Rua da Hora, localizada no bairro do Espinheiro, foi batizada assim em homenagem ao médico Pedro da Hora Santiago, morador há muitos anos do bairro.

A Rua da Concórdia tem esse nome por conta de uma briga entre moradores. É um fato bem curioso. Situada no bairro de São José, a rua recebeu esse nome depois que os seus dois mais ilustres moradores travaram uma disputa para escolher qual deles teria a honra de ter seu nome batizando a rua. Após muita discussão, em 1840, o presidente do Conselho Municipal, Maciel Monteiro, entrou na briga para acalmar os ânimos. Lendo uma poesia de sua autoria, chamada de “A concórdia”, propôs aos brigões que a rua fosse assim chamada. E assim foi!

E você sabia que a Rua do Sol tem outro nome? Isso mesmo. Localizada no bairro de Santo Antônio, ela ganhou esse nome pelo fato de receber na maior parte do tempo os raios solares. No entanto, seu nome foi modificado em 1884 para Rua Dr. Ivo Miquelino, mas pelo visto, a população não gostou muito da mudança, e preserva seu antigo nome até hoje.

Para finalizar, eu fui procurar saber quem foi Manoel Borba, nome da rua onde moro. E descobri que ele foi prefeito de Goiana, deputado federal, senador da República e governador de Pernambuco de 18 de dezembro de 1915 a 18 de dezembro de 1919. Uma personalidade importante para o nosso Estado. E você, já parou para pesquisar o nome de sua rua?

Postar um comentário

*
*