Curiosidades

Personagens folclóricos ao redor do mundo

No próximo dia 22 é celebrado o Dia do Folclore. Uma data que é bastante representativa para nós, pois temos um folclore muito rico. Tanto que já abordamos várias vezes aqui no Bloguito o tema. Já fizemos um post falando das lendas, danças e costumes populares, também escrevemos sobre os principais personagens, demos ótimas dicas de livros e até entrevistamos o Saci, acredita?. Por isso, essa semana resolvemos explorar um pouco do folclore mundial e conhecer um pouco os personagens ao redor do mundo.

Da Irlanda temos o Dullahan, que é um personagem muito pior do que um simples cavaleiro sem cabeça. Sempre presente nas lendas irlandesas, essa figura anda em um cavalo negro carregando sua cabeça debaixo do braço! Dizem que o “acessório” possui textura de queijo podre e tem um sorriso sepulcral de orelha a orelha. Como arma, Dullahan usa uma espinha dorsal para acabar com suas vítimas, que são escolhidas por acaso.

Black Annis é uma bruxa de pele azulada, que segundo a lenda, vaga pelos arredores de Leicesterchire, Inglaterra, em busca de carneiros ou crianças perdidas. Ao capturar um “exemplar humano”, a bruxa esfola sua pele e a usa ao redor da cintura como forma de mostrar força. Seu covil, escavado na pedra usando somente suas longas unhas, é um lugar conhecido como “Caldeirão da Black Annis”. Pais ingleses costumam ameaçar crianças dizendo que elas serão levadas para o local caso não se comportem.

Teve um pesadelo? Pode botar a culpa no Bakhtak, um monstrinho iraniano. Ele é invisível e senta no peito ou nas costas das pessoas, transformando os sonhos em terríveis pesadelos. Seu peso também é responsável por causar a terrível paralisia do sono (é aquela situação quando o cérebro acorda, mas os músculos não, e você não consegue se mexer).

E por fim, temos uma personagem folclórico do Japão, que são os jikininki. Segundo a mitologia japonesa, os jikininki são espíritos de pessoas que passam a eternidade na terra devorando cadáveres. Isso seria uma forma de punição por terem sido gananciosas e egoístas durante a vida. Relatos contam que esses seres possuem longas garras, olhos vermelhos e pele em estado de decomposição, mas conseguem tomar a forma de humanos e vivem vidas relativamente normais entre nós.

Vocês notaram que os personagens folclóricos dos outros países colocam medo em qualquer pessoa? Depois de conhecer eles, gosto muito mais mais o nosso Saci, Curupira, Mula sem Cabeça. E vocês, o que acharam?

Postar um comentário

*
*