Curiosidades Dicas Posts Recentes

Como lidar com os medos da criança?

Olá, queridos amigos do Bloguito! Hoje vamos bater um papo sobre um assunto bem delicado: o medo. Quem não tem medo de algo na vida?

As crianças são campeãs em se esconder embaixo da cama e em ver pés de monstros. E também em ver as sombras das árvores se mexendo na parede e dar grandes asas à imaginação. Nem sempre os adultos dão muita importância a esses medos. Eu mesma já ouvi diversas vezes, quando pequena, o quanto minha mente era fértil. Mas quando se é criança isso não é conforto, vocês não acham? Vamos entender e aprender como lidar com os medos da criançada.

É preciso dar atenção

As crianças sentem muitos temores e, passageiros ou não, eles requerem uma atenção especial de nós, pais. Mas nem sempre estamos aptos a conseguir fazer com que esses medos desapareçam. Não é preciso se aprofundar muito no assunto para descobrir que a simples presença materna ou paterna já acalma os pequenos, aliviando um momento de crise. Nós, pais, somos amor, afeto e segurança. Um simples abraço tem um poder imenso, principalmente nas crianças menores de três anos: a segurança do abraço, o som da nossa voz embalam e afastam os medos reais ou imaginários. Meninos e meninas têm uma imaginação tão grande que, com certeza, vão usá-la para exagerar as coisas, fazer com que você fique um pouco mais ao seu lado na hora de dormir… enfim, ter você por perto por mais tempo. Nada mal, não?

Conte histórias

Alguns profissionais acreditam que os medos funcionam para a nossa sobrevivência psíquica, é por isso que devemos respeitar os medos das crianças e procurar ajudá-las a superar esses problemas. Alguns livros infantis podem ter um papel maravilhoso nesse processo. Tatiana Belinky escreveu sobre isso em “Medoliques”; Walcir Carrasco fez com maestria “Abaixo o bicho papão”, em parceria com Eva Furnari; sem falar de Pedro Bandeira, com a coleção “Meus medinhos”. A literatura infantil brasileira é muito rica quando se trata desse assunto e podemos explorá-lo junto com as nossas crianças, que irão descobrir um universo do qual poderão participar. Outra ótima ideia é conversar com eles sobre quando você era criança: falar dos medos que sentia, das suas experiências e como você superou. É uma boa maneira de encorajá-los e uma oportunidade para que eles se identifiquem com você.

Não force a criança

Já vi em alguns casos pais que, por não entenderem a essência do medo da criança, tomam atitudes que não são adequadas com a situação. Aí é que a coisa complica! Ter medo é um estado natural humano. Não podemos expor as nossas crianças às situações que elas temem como forma de fazê-las de enfrentar esses medos e superá-los. Aí sim esse medo pode se transformar em uma fobia duradoura e piorar as coisas. Outra coisa que não funciona é usar o medo de monstros, por exemplo, para que as crianças não façam isto ou aquilo. Você pode cair numa grande contradição quando disser a elas que monstros não existem!

Muitas crianças têm medo de expor seus sentimentos e precisamos estar bem atentos para identificá-los. Então, esteja sempre por perto, converse bastante com seu filho, ajude-o a vencer o medo dia a dia. Tudo que eles precisam é de segurança!

Um grande abraço,

Cris Quintas

Postar um comentário

*
*